A Fundação da Casa de Mateus organizou, com o Instituto Internacional Casa de Mateus, um encontro de reflexão sobre Portugal, nos dias 29, 30 de Abril e 1 de Maio de 2011.
Este encontro, cuja preparação se iniciou em 2010, reuniu importantes personalidades estrangeiras e portuguesas cuja vida profissional se desenvolveu fora do país, que partilharam, com uma plateia de políticos, empresários e académicos residentes no país, a sua percepção do que é, do que pode ser e como se pode sustentar Portugal.
Pretende-se com esta iniciativa fomentar uma discussão sobre as tendências de longo prazo e contribuir para a produção de um quadro onde, no futuro, sejam concebíveis novaspolíticas públicas, beneficiando de uma dupla distância: a dos oradores em relação a Portugal e a de Mateus em relação à Capital.
Na linha dos seminários “Repensar Portugal” que a Fundação organizou em 1978, 1995 e 1996, acreditamos que esta pode ser uma oportunidade para contribuir para um debate necessário perante a complexidade dos desafios que Portugal enfrenta.
•Apresentação e Agenda do Encontro
Textos de Abertura:
pensarRe Portugal – Jorge Vasconcelos
“Histoire du Portugal par Coeur” de Almada Negreiros lido por Alínea B. Issilva
2 olhares cruzados – Teresa Albuquerque
• Pequeno Guia para Repensar Portugal – 14 ideias para repensar Portugal, publicado no suplemento P2 do Jornal Público dia 24 de Maio 2011
Juntaram-se, em 1978, 1995 e 1996, na Casa de Mateus, para “repensar Portugal”. O grupo, em parte renovado entretanto, reencontrou-se entre 29 de Abril e 1 de Maio de 2011. José Gil, Jorge Vasconcelos, Miguel Poiares Maduro, Ricardo Reis e Teresa Albuquerque identificam as questões essenciais do debate…
– Pequeno Guia para Repensar Portugal – Jorge Vasconcelos
– Andamos à procura do nosso tamanho, do tamanho de Portugal – José Gil
– A Universidade ajudará a internacionalizar a economia portuguesa – Miguel Poiares Maduro
– Pouco produtivos e agora também mais velhos – Ricardo Reis
– Somos todos embaixadores de qualquer coisa que nos escapa – Teresa Albuquerque
• Intervenção de Eduardo Lourenço
• Intervenção de Filipe Ribeiro de Menezes
• Intervenção do Dr. Rui Vilar
• Intervenção de João Vale de Almeida