"Pontos de Encontro"
Americantiga Ensemble e Quarteto Atégina
“Os Caminhos da Música Espiritual entre a Europa e a América do Sul”
PROVESENDE · 30 OUTUBRO · 17:00
A entrada é livre, mas os lugares são limitados pelo que se recomenda a confirmação para o e-mail: arquivo2@casademateus.pt
I. Portugal – A Patriarcal de Lisboa
Carlos Seixas (1704 – 1742) – Tantum ergo em ré menor
João Rodrigues Esteves (ca. 1700 – ca. 1755) – Regina caeli em dó maior
Luciano Xavier dos Santos - Stabat mater em sol menor
Davide Perez (1711 – 1778) – Nisi Dominus em dó maior
Francisco António de Almeida (c.1702–1755?) Kyrie da Missa a 8 em si bemol maior
II. A Arte da Fuga
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
— Excertos da Arte da Fuga, BWV 1080
Contrapunctus 1 – 7, 9 – 12, 10a, 19 Choral
Textos de Pedro Braga Falcão
III. Argentina, Paraguay, Bolívia e Brasil – As Missões Jesuíticas da América do Sul
Anónimo paraguaio
— Benedicamus Domino
Anónimo chiquitano
— Euge serve bone
Domenico Zipoli (1688 – 1726)
— Ascendit Deus in jubilatione
— Domine ad adjunvandum
— Dixit Dominus
André da Silva Gomes (1752 – 1844)
— Veni sancte spiritus
Americantiga Ensemble
Dir. Ricardo Bernardes
Soprano: Sara Afonso
Alto: Susana Moody
Tenor: Ricardo Bernardes
Baixo: Pedro Morgado
Violoncelo: Luís André Ferreira
Teorba: Rui Araújo
Quarteto Atégina
Raquel Cravino (violino)
Álvaro Pinto (violino)
Pedro Braga Falcão (viola)
Luís André Ferreira (violoncelo)
O jogo de palavras com pontos (ou contrapontos) “de partida”, de fuga” e “de encontro” sugere a intersecção de repertórios tão distintos como a música instrumental de Johann Sebastian Bach ou a música sacra produzida nas primeiras décadas da Capela da Patriarcal de Lisboa com a produção musical de realidades tão distantes como as Missas Jesuíticas na América do Sul no mesmo período.