A Fundação da Casa de Mateus associa-se ao projeto da Douro Generation, associação para o desenvolvimento "Douro em Movimento - Aldeias com Vida", através do programa "Caminhos de Mateus", um programa de atividades musicais que inclui um conjunto de concertos de música antiga e barroca.
CAMINHOS DE MATEUS – ALDEIAS COM VIDA 2017
A segunda etapa do ciclo de concertos “Caminhos de Mateus – Aldeias com Vida” ocorrerá em Junho de 2017 com mais programas dedicados aos caminhos percorridos pela música no século XVIII: sendo dois dedicados aos repertórios do tempo do 4º Morgado de Mateus, D. Luis António de Sousa Botelho Mourão (1722 – 1798), governador da capitania de São Paulo no Brasil entre 1765 e 1774, assim como uma homenagem ao grande trabalho realizado por seu filho e 5º Morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos (1758 – 1825), responsável pela edição monumental em 1817 de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.
O primeiro programa, A Música no Tempo de D. Luís António, 4º Morgado de Mateus, apresentado pelo agrupamento Americantiga acompanhado da soprano solista Sandra Medeiros, propõe uma digressão musical contemporânea à vida de D. Luis António, 4º Morgado de Mateus, com a música instrumental e de ópera produzida e representada em Portugal e no Brasil que moldaram a evolução do gosto na corte portuguesa durante os reinados de D. João V, D. José I e D. Maria I.
O segundo programa, apresentado pelo Quarteto Atégina, compõe-se de quartetos de cordas de dois compositores que ajudam a contar os caminhos da música instrumental em Portugal e Espanha na segunda metade do séc. XVIII. Serão apresentados quartetos de Luigi Boccherini (1743 – 1805), compositor italiano desde 1761 ao serviço da corte de Madrid e do lisboeta João Pedro de Almeida Mota (1744 – 1817) que, por ter feito sua carreira também em Espanha, ainda é pouco conhecido do público português.
Como terceiro programa, o Trio Alter-Natives apresenta o espectáculo “Fatal Tormenta” que propõe a ideia de uma viagem atribulada e exótica que une declamação e improvisação vocal e instrumental sobre textos poéticos de Luís Vaz de Camões e música de seu tempo.
No último fim de semana, já a entrar por Julho, António Carrilho e Helena Marinho apresentam o seu recital de Flauta de Bisel e Cravo e, a finalizar, numa colaboração com o Conservatório Regional de Música de Vila Real, Caminhos de Mateus acolhe o Concerto de Laureados do Prémio Elisa de Sousa Pedroso, concurso anual de interpretação dedicado às modalidades de Piano e Violino.
PROGRAMA
Americantiga Ensemble
E lhe Chamam a Nova Corte
A Música no Tempo de D. Luís António, 4º Morgado de Mateus
3 de Junho, 19h00: Casa de Mateus (Salão Nobre)
4 de Junho, 17h00: Murça (Igreja Parouquial de Jou)
Conferência de Rui Vieira Nery
"E lhe chamam a nova corte": a música no projecto de administração colonial iluminista do Morgado de Mateus em São Paulo (1765 - 1774) Barrão
3 de Junho, 17h00: Casa de Mateus (Barrão)
Quarteto Atégina
De Almeida Mota a Boccherini
as cartas do Quarteto Atégina
10 de Junho, 17h00: Provesende (Morgadio da Calçada)
11 de Junho, 19h00: Casa de Mateus (Salão Nobre)
Trio Alter-Natives
Fatal Tormenta - Improvisação em instrumentos antigos sobre poesia de Luís Vaz de Camões
22 de Junho, 21h30: S. Martinho de Anta (Espaço Miguel Torga)
24 de Junho, 17h00: Carrazeda de Ansiães (Igreja Matriz)
25 de Junho, 19h00: Casa de Mateus (Barrão)
António Carrilho e Helena Marinho
Serão italo-alemão
Flauta de Bisel e Cravo
30 de Junho, 21h30: Barcos (Igreja Matriz)
01 de Julho, 21h30: Casa de Mateus (Capela)
Concerto de Laureados
Prémio Elisa de Sousa Pedroso (CrMVR)
1 de Julho, 19h00: Casa de Mateus (Barrão)
O Programa Caminhos de Mateus tem o apoio de: