Xaquín Nuñez Sabaris
É doutor em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela e Professor Associado do Departamento de Estudos Românicos, no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho. Actualmente desempenha o cargo de Vice-Presidente no ILCH. Anteriormente foi professor de espanhol na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), na Escola Nacional de Administração Pública (Polónia) e no Instituto Cervantes de Varsóvia.
O seu âmbito de investigação centra-se nos estudos literários, nomeadamente na narrativa contemporânea espanhola. Publicou vários livros e artigos em revistas de referência científica sobre o modernismo e a obra de diversos escritores contemporâneos espanhóis, fundamentalmente, de Ramón del Valle-Inclán. Com um estudo sobre a sua obra (Valle-Inclán en el Fin de Siglo. Femeninas) obteve o I Prémio de Ensaio Valle-Inclán, da Deputación de Pontevedra. Recentemente coordenou o livro Diálogos ibéricos sobre a modernidade. No âmbito do comparatismo é preciso salientar os artigos críticos “Valle-Inclán en la escena portuguesa”, “Caminos inciertos, caminhos cruzados. La novela urbana en Camilo José Cela y Erico Veríssimo” ou “La recepción de Eça de Queiros en Valle-Inclán: las traducciones”
É investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, nos Grupos “Retrato e Representação” e “Cont Art” e participou no projeto da Universidade do Minho “Mutações do conto nas sociedades contemporâneas: exuberância e minimalismo”, financiado pela FCT.
É também membro do Grupo de Investigação da Universidade de Santiago de Compostela, dedicado o estudo da obra de Valle-Inclán.