Raquel Cravino
Raquel Cravino violino
Nasceu na cidade da Covilhã. Iniciou-se na música aos 5 anos de idade no Conservatório Regional de Música da Covilhã com formação complementar em piano e ballet. Sob a orientação do Professor António Oliveira e Silva, estudou violino na Escola Profissional de Artes da Beira Interior durante seis anos. Em 2002 obteve o diploma de Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra (Curso de Instrumentista de Orquestra - Violino) na classe da Professora Ágnes Sárosi. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento no âmbito do violino e da música de câmara com Joyce Tan, Sergey Kravchencko, Angelique Loyer, Gerardo Ribeiro, Augustin Dumay, Boris Kuniev, Jan Dobrelevky, Vladimir Ovcharech. Participou em estágios de orquestra no país e no estrangeiro (Costa Rica, Luxemburgo, Espanha, França e Áustria).
O seu interesse pela música antiga levou-a a aperfeiçoar os conhecimentos no violino barroco frequentando master classes com Enrico Onofri, Richard Gwild, Vittorio Ghielmi, Chiara Banchini, entre outros. Como freelancer, tem realizado concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e tem uma participação activa em variados projectos artísticos de música antiga – Flores da Música, Músicos do Tejo, La Nave Va, Capela Real, entre outros.
É membro fundador do Quarteto Arabesco, com o qual tem realizado concertos em festivais nacionais e internacionais.
Dedica-se ao ensino desde 2002 como docente de violino no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Frequenta actualmente o Mestrado em Pedagogia do Instrumento, na Academia Nacional Superior de Orquestra / Universidade Lusíada, sob a orientação do Professor Aníbal Lima.