Filipa Oliveira
Iniciou os estudos musicais na Escola de Música do Município de Loulé nas classes de guitarra clássica e flauta de bisel. Mais tarde, prosseguiu os seus estudos em flauta de bisel no Conservatório Regional de Faro com o Professor Francisco Rosado. Posteriormente, completou a licenciatura em Biologia na Universidade de Évora e foi bolseira de investigação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Frequentou a Licenciatura de flauta de bisel na Escola Superior de Artes Aplicadas e actualmente, a par de uma intensa actividade concertística encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino na Escola Superior de Música de Lisboa, onde iniciou também os estudos em oboé barroco com o professor Pedro Castro.
O seu interesse pela flauta de bisel e pela interpretação historicamente informada levou a que desde 1998 tenha vindo a frequentar diversos cursos intensivos, workshops e masterclasses, designadamente, ‘Encontros de Música da Casa de Mateus’, ‘Encontros de Música Antiga de Loulé’, ‘Cursos de Verão Jovens Músicos das Caldas da Rainha’, ‘Cursos Internacionais de Música Antiga’, masterclasses na Universidade de Évora e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Tem vindo a aperfeiçoar-se com profissionais de renome internacional, entre os quais: Jostein Gundersen, Bart Cohen, Bart Spanhove, Dorothee Oberlinger, Bert Honig, Monika Mush, Lara Morris, César Viana e Pedro Couto Soares, Ricardo Kanji, Antoinette Lohmann. Participou em concertos com os agrupamentos Banchetto Musicale, Ensemble Barroco do Chiado, Divino Sospiro, Ensemble de Música Antiga do Conservatorio Santa Cecilia de Roma, Projecto Orquestra Barroca, Flores de Mvsica & Capela Joanina, Contágio Barroco, e desde 2012 é solista e membro fundador do Concerto Ibérico - Orquestra Barroca, dirigido por João Paulo Janeiro.
Em 2011 foi galardoada com dois primeiros prémios nas categorias de solista e música de câmara nos Concursos de Jovens Intérpretes de Música Antiga. Recentemente participou na gravação para CD das Vésperas da Beata Virgem de João Lourenço Rebelo com os agrupamentos Flores de Mvsica e Capella Joanina. Lecciona Flauta de Bisel e Consort de Flautas no Conservatório Regional do Algarve.