Fátima Vieira
Fátima Vieira é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona desde 1986. Tendo defendido a sua dissertação de doutoramento em 1998 sobre a obra de William Morris e a tradição de literatura utópica inglesa, especializou-se na área dos Estudos sobre a Utopia. Foi Presidente da associação Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016.
É Coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde dirige uma linha de investigação sobre o utopismo britânico e norte-americano, e colaboradora do ILC – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, onde tem coordenado projetos de investigação sobre o utopismo português. É atualmente coordenadora do projeto de investigação financiado pela FCT "Utopia, Alimentação e Futuro: O Modo de Pensar Utópico e a Construção da Sociedades Inclusivas - Um Contributo das Humanidades", promovido conjuntamente pelo ILC e pelo CETAPS.
Fátima Vieira é ainda diretora da coleção “Nova Biblioteca das Utopias”, publicada pela editora Afrontamento, bem como de dois periódicos eletrónicos: E-topia: Revista Eletrónica de Estudos sobre a Utopia e Spaces of Utopia (publicados pela Biblioteca Digital da FLUP). É Book Review Editor do periódico norte-americano Utopian Studies e faz parte do Conselho Editorial de várias revistas internacionais.
Como docente, tem trabalhado essencialmente na área dos Estudos sobre a Utopia, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Tradução, tanto a nível do ensino pré-graduado como pós-graduado. Tem tido ainda participação docente no Curso de Doutoramento TEEME (Text and Event in Early Modern Europe), o 1.º programa doutoral ERASMUS MUNDUS da área das Humanidades, bem como em vários cursos intensivos SOCRATES (realizados em Itália, Portugal e na República Checa). É coordenadora do Programa de Pós-Doutoramento e Internacionalização ARUS – Advanced Research in Utopian Studies, bem como dos Seminários Multidisciplinares ARUS.
Enquanto membro do CETAPS, Fátima Vieira tem vindo a integrar, desde a sua fundação, a equipa de investigadores que se tem vindo a dedicar à tradução e estudo da obra de Shakespeare. No âmbito deste projeto de investigação publicou A Tempestade (Campo das Letras, 2001), e Como vos Aprouver (Campo das Letras, 2008), estando agora a ultimar a tradução de Júlio César.
Fátima Vieira tem trabalhado igualmente na área da pedagogia no Ensino Superior, tendo integrado, em 2004 e 2005, o GIIPUP (Grupo de Investigação e de Intervenção Pedagógicas da Universidade do Porto, sediado no CIEE – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto) e assumido a coordenação da linha de Investigação sobre “B-learning”.
Tem organizado e participado em muitos colóquios nacionais e internacionais, sendo autora de múltiplos ensaios na área dos estudos sobre a utopia, dos estudos culturais e dos estudos shakespeareanos. Tem assumido igualmente a responsabilidade da organização de vários volumes de ensaios nestas áreas de estudo e participado ativamente em vários projectos de investigação internacionais.
Coordenou no passado projetos de grande dimensão, como a Universidade Júnior e o Projeto Eurotopia 2100. Atualmente, é coordenadora do Projeto PAN-Utopia 2100 e de Utopia 500: Programa Comemorativo dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More.
Teve assento no Conselho Geral da Universidade do Porto entre 2012 e 2014, e fez parte de vários Conselhos Científicos da FLUP, desde 1998.
Em 2008, o projeto STEPS-UP (Support for Teaching English in Primary Schools – University of Porto), com coordenação pedagógica de Maria Ellison de Matos e coordenação administrativa de Fátima Vieira, foi premiado com o Selo Europeu para as Línguas. O projeto foi em 2012 considerado pela Agência PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida) o melhor projeto português dos últimos dez anos na área do ensino de línguas estrangeiras, tendo sido nesse sentido premiado no âmbito do Congresso "Multilingualism in Europe", realizado Limassol, Chipre, em Setembro de 2012.
Em 2013, Fátima Vieira foi galardoada com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies com vista a distinguir o trabalho consistentemente desenvolvido por académicos e investigadores da área dos Estudos sobre a Utopia durante um período considerável de tempo.