Mateus DOC VI
Na sexta edição do programa “Mateus DOC”, o IICM propôs para reflexão o conceito de “Código“.
O programa “Mateus DOC” tem por objectivo reunir um pequeno grupo de 10 a 12 investigadores, dispostos a discutir em conjunto durante um fim de semana na Casa de Mateus, temas comuns a este tópico, convergindo perspectivas e pontos de vista de áreas diversas.
Para descarregar o ficheiro PDF do caderno Mateus DOC, clique no seguinte link: Mateus DOC VI
A sexta edição do Programa Mateus DOC sobre o tema Código iniciou-se com um convite à apresentação de propostas em Junho de 2013 que conduziu à selecção de dez investigadores para participarem no seminário na Casa de Mateus entre os dias 24 e 26 de Janeiro 2014. A selecção, à qual presidiu o professor Pier Luigi Sacco resultou na escolha de 10 investigadores:
Antoni Aguiló (Filosofia), Andreia Cardoso (Arquitectura Paisagista), Cátia Costa (Relações Internacionais), Flávio D´Abramo (Filosofia), Joana Lobo Antunes (Farmácia), Michele Loi (Filosofia), Nuno Franco (Biologia), Roberto Merrill (Filosofia), Rolf Kemmler (Filologia) e Tito Rendas (Direito).
Este grupo participou nos debates em torno do tema, discutindo em conjunto com outros convidados especiais várias dimensões e abordagens do conceito. Além dos investigadores seleccionados, participaram também:
Paulo Costa, Sérgio Figueiredo, Jorge Gonçalves, Mathieu Richard, Bruno Pinto, Ragnar Siil, José Tavares, Ramón Villares e Gonçalo de Almeida Ribeiro, assim como membros da Direção do Instituto.
As discussões foram estruturadas em tornos dos seguintes temas elaborados a partir das propostas selecionadas:
› Signos e paisagens
Entre Códigos por Cátia Miriam Costa
Códigos legais, cidadania e participação pública: A implementação da convenção europeia da paisagem e o direito à paisagem por Andreia Saavedra Cardoso
› Genes e Justiça
Epigenetics and justice por Michele Loi
Some historical and epistemological remarks on genetics and epigenetics por Flavio D’Abramo
Quatro teorias da justiça aplicadas à saúde por Roberto Merrill
› Democracias e Propriedades
The online copyright infringement “Speech Code” por Tito Rendas
Nuevas democracias, nuevos códigos políticos en estos tiempos de indignaciones por Antoni Jesús Aguiló Bonet
› Ciências e Comunicação
Lost in translation: Precisamos descodificar o “código científico” ao público? por Nuno Henrique Franco
Descodificando a ciência – promovendo um caminho contra a iliteracia comunicacional por Joana Lobo Antunes
› Grafias e (des)acordos
Código da escrita: o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) na sociedade portuguesa atual por Rolf Kemmler
Durante os três dias do evento, as discussões tiveram lugar numa atmosfera informal permitindo aos investigadores presentes re-equacionar e / ou defender as suas propostas como forma de preparação para a redacção do artigo final.
Os artigos finais foram publicados na sexta edição dos cadernos Mateus DOC, e reflectem a diversidade de pontos de vista e das abordagens que estiveram na base do riquíssimo debate em Mateus.