Mateus DOC IV
“Representação“, foi o tema escolhido para a quarta edição do programa “Mateus DOC”.
O programa "Mateus DOC" tem por objectivo reunir um pequeno grupo de entre 10 a 12 investigadores, dispostos a discutir em conjunto durante um fim de semana na Casa de Mateus, temas comuns a este tópico, convergindo perspectivas e pontos de vista de áreas diversas.
Para descarregar o ficheiro PDF do caderno Mateus DOC, clique no seguinte link: Mateus DOC IV
O seminário da quarta edição do programa Mateus DOC decorreu entre os dias 9 e 11 de Novembro, na Casa de Mateus. Após um processo de seleção em duas etapas que se iniciou com um apelo à submissão de propostas de artigos a apresentar, o Mateus DOC reuniu em Mateus um grupo de investigadores, doutorandos e pós-docs, de diversas disciplinas e áreas do saber:
Ana Fouto (Direito), Anabela de Oliveira (Literatura), Antoni Jesus Aguiló (Filosofia), David Castaño (História), Guilherme Marques-Pedro (Teoria Política), João Cabeleira (Arquitectura), João Neves (Biofísica), Marina Rocha (Literatura), Pedro Magalhães (Ciência Política).
Este grupo participou nos debates em torno do tema “Representação”, discutindo em conjunto e com outros convidados especiais várias dimensões e abordagens do conceito. Participaram neste seminário:
Manuel Aires Mateus, Dava Newman, Fernando Mora Ramos, Guillermo Trotti, Manuela Martins, Pedro Bacelar, António M. Cunha, Jorge Vasconcelos, Gonçalo Almeida Ribeiro, Mathieu Richard, e Teresa Albuquerque.
As discussões foram estruturadas em tornos dos seguintes temas elaborados a partir das propostas selecionadas:
›ESPAÇOS E TENSÕES DE REPRESENTAÇÃO
Espaços de representação do espaço: o engano do olhar e a transformação do concreto. por João Cabeleira
A crise como forma de ordem por Guilherme Marques Pedro
›REPRESENTAÇÃO E DEMOCRACIA
Sobre a natureza tensional e constitutiva da representação política – e suas implicações para o pensamento democrático. por Pedro T. Magalhães.
Una cartografía abismal de la democracia:Representación política y democracia de baja intensidad. por Antoni Aguiló.
›REPRESENTAÇÃO DE QUÊ?
Representação, ciência e o mundo. por João Paulo Neves da Silva
A problemática da representação musical. por Daniel Cunha
›REPRESENTAÇÃO E REVOLUÇÃO
Da construção histórica da representação política: contributo para uma actualização problematizante do conceito. por Ana Fouto
Representação e democracia na transição portuguesa. por David Castaño.
›REPRESENTAÇÃO E ESTÉTICA
Da realidade à criação, das trevas à luz: a representação da vida na ficcionalidadede «A Cidade de Ulisses».por Marina Alexandra Carvalho da Rocha
A representação do espaço na alquimia das artes. por Anabela Dinis Branco de Oliveira,
Durante os três dias do evento, as discussões tiveram lugar numa atmosfera informal permitindo aos investigadores presentes re-equacionar e / ou defender as suas propostas como forma de preparação para a redação do artigo final.
Os artigos finais foram publicados na quarta edição dos cadernos Mateus DOC, e reflectem a diversidade de pontos de vista e das abordagens que estiveram na base do riquíssimo debate em Mateus.