- Mateus DOC no Museu da Electricidade
Dia 25 de Fevereiro entre as 18:00 e as 20:00 decorreu o primeiro Debate Mateus DOC sobre o tema da “Europa” no Museu da Electricidade em Belém.
A Europa vista a partir dos temas abordados no Mateus DOC : Adaptação, Risco, Sustentabilidade, Representação, Fronteira, Código.
Oradores : Luís Barroso – Gonçalo de Almeida Ribeiro – Ricardo Branco – Tito Rendas – Sérgio Ferreira – Joana Lobo Antunes
Comentadores : Ramón Villares – José Tavares.
Apresentação do último Caderno Mateus DOC – Bruno Pinto
Europa – um projecto e muitos desafios
A União Europeia é um dos mais fascinantes projectos políticos do século XX. Ela trouxe paz e prosperidade a um continente que se tinha degladiado em sangrentas guerras e constitui um paradigma de cooperação supra-nacional para muitos países, em todos os continentes. No entanto, a construção europeia não é um processo simples e linear – muito pelo contrário, é um processo complexo e sinuoso, marcado pela alternância entre momentos de optimismo e criatividade e momentos de depressão e pessimismo, como aquele que vivemos actualmente.
As eleições para o Parlamento Europeu, em Maio de 2014, a que se seguirá a composição de uma nova Comissão Europeia, representa uma oportunidade importante para reflectir sobre o futuro da Europa – e sobre o nosso futuro. Essa reflexão exige a contribuição de todos, de todos os países, de todas as culturas e de todas as áreas profissionais.
O programa Mateus DOC, uma iniciativa do Instituto Internacional Casa de Mateus (uma parceria entre o Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas e a Fundação Casa de Mateus) iniciada em 2010, visa promover o diálogo internacional e interdisciplinar entre jovens investigadores.
O encontro de 25 de Fevereiro de 2014 pretende divulgar a iniciativa Mateus DOC junto de um público alargado, tomando como tema a Europa e juntando participantes das várias edições passadas do programa. Porque queremos partilhar as reflexões do passado e porque queremos ajudar a reflectir sobre o futuro, de forma serena, séria e construtiva; porque queremos promover o encontro de jovens que são excelentes não apenas nas respectivas áreas disciplinares, mas também na capacidade de diálogo cultural e social, no empenho cívico, na ambição de construir um futuro melhor.
Tomando como ponto de partida os temas das anteriores edições do programa Mateus DOC, queremos discutir as seguintes questões:
1) adaptação – o que falhou na adaptação da União Europeia (UE) aos desafios da globalização e como se deve adaptar o funcionamento da UE a um quadro que solicita uma maior participação dos cidadãos e uma maior capacidade de negociação multilateral, do combate às alterações climáticas à organização do comércio internacional ?
2) risco – quais são os riscos maiores que enfrenta hoje a UE, em termos de coesão e eficácia, e como ultrapassá-los ?
3) sustentabilidade – como podem os europeus garantir a sustentabilidade do projecto europeu e como pode a UE promover uma agenda de crescimento sustentável ?
4) representação – que percepção têm hoje os europeus da UE e como se pode melhorar a representação das várias sensibilidades sociais e culturais no quadro institucional da UE ?
5) fronteira – quais são as verdadeiras fronteiras – políticas, culturais e económicas – da Europa, nomeadamente a leste e a sul?
6) código – como consolidar o progresso civilizacional das últimas décadas e preparar a UE para um papel cada vez mais complexo e exigente, tanto em relação às exigências dos cidadãos europeus como em relação às expectativas dos não europeus ?
O programa da sessão é o seguinte:
18:00 – 18:20
Boas vindas e introdução ao Programa Mateus DOC – António M. Cunha
Comentário – General José Alberto Loureiro dos Santos
Apresentação do Caderno nº 5 – Bruno Pinto
18:20 – 18:50
Debate Mateus-DOC sobre a Europa a partir dos seguintes temas:
Adaptação – Luís Barroso
Risco – Gonçalo Almeida Ribeiro
Sustentabilidade – Ricardo Branco
Representação – Tito Rendas
Fronteira – Sérgio Ferreira
Código – Joana Lobo Antunes
18:50 – 19:20
Perguntas(2 min) e respostas rápidas (3 min)
19:20 – 19:40
Comentários por Ramón Villares e José Tavares.
19:40 – 20:00
Debate final