Universidades II – Estratégias de Especialização Inteligente
Encontro Internacional 2012 |19 e 20 de Maio, na Casa de Mateus
Ciclo “Desafios da Adaptação“
Lançado em 2010, com a primeira edição do programa Mateus DOC sobre o conceito de “Adaptação”, o ciclo “Desafios da Adaptação” destina-se, fundamentalmente, a contribuir para a reflexão sobre as universidades e o seu papel como factor estratégico de mudança nas comunidades de hoje. Em 2011 a discussão centrou-se no tema “As Universidades como parceiras de conhecimento em comunidades inteligentes”, em 2012 o tema é as “As Universidades e as Estratégias de Especialização Inteligente”, as “Smart Specialization Strategies” também designadas por S3. Em 2013 o tema central será a Criatividade.
As Universidades e as Estratégias de Especialização Inteligente
Motivação
Portugal confronta-se com uma conjugação complexa de dificuldades estruturais e conjunturais. Uma fonte reconhecida dessas dificuldades é uma crónica falta de crescimento. Procurar soluções é neste momento um prioridade para todos. O crescimento não é no entanto um caminho óbvio e não existem receitas universais para o alcançar. O papel das universidades pode ser decisivo neste processo e por esse motivo o IICM decidiu associar-se ao debate sobre o conceito de Estratégias de Especialização Inteligente (S3) que irá enquadrar a definição dos programas de apoio ao desenvolvimento regional da UE. As S3 podem ser uma oportunidade para se estabelecerem novos modelos de crescimento e de sustentabilidade à escala regional. Estão neste momento em processo de definição até ao Verão de 2013, é por isso altura certa para reunir as entidades que têm um papel determinante neste processo : da Comissão Europeia, do Instituto de Prospectiva Tecnológica de Sevilha, que tem a seu cargo a definição das S3, das Universidades, das CCR, com personalidades do meio empresarial e cultural que possam trazer um contributo significativo para esta discussão.
As regiões não estão imunes às tendências globais, também por isso a nossa reflexão não se cingirá a um âmbito estritamente regional. Antes se tentarão extrair ilações que se possam inscrever nos movimentos complexos que condicionam à escala planetária o sucesso e o insucesso dos projectos locais.
Opening
José F. G. Mendes (Minho University): “Global Megatrends & Challenges for Regions”
Panel 1 – The European and Portuguese Context
Chairman: António M. Cunha
Vasco Cal (BEPA) “Regional Policy within Europe 2020 Strategy”
Nuno Vitorino (Ilhas-Ideias) “Innovation and Research in business including knowledge transfer in Portugal”
Panel 2 – Smart Specialization Strategies
Chairman: Carlos Braumann
John Edwards (EU Joint Research Center/Institute for Prospective Technological Studies) “Smart Specialization Strategies“
Ana Teresa Lehmann (Porto University) “Regional Clusters“
Louise Kempton (Newcastle University) “Connecting Universities to Regional Growth”
Panel 3 – Knowledge, Innovation & Entrepreneurship
Chairman: Carlos Sequeira
Ricardo Branco (UNL) “Sciencia@pt: a smart project for Portugal”
Marco Bravo (University of Texas): The Role of Entrepreneurship in Smart Regions
António Rendas (CRUP) “The role of Higher Education in Smart Regions”
Panel 4 – Sustainability, Connectivity & Authenticity
Chairman: Jorge Vasconcelos
Carlos Brazão (Cisco) “Smart and Connected Communities”
Imma Riera (Parliament of Spain) “Science and Innovation”
Panel 5 – Culture, Criativity & Global projection
Chairman: Teresa Albuquerque
Jorge Barreto Xavier (ISCTE) “University vs Culture? A global challenge”
Colin Mercer “Smart Indicators for Smart Regions – universities and the need for a new knowledge base for the cultural and creative sectors”
Graça Fonseca (Lisbon Town Hall) “From Lisbon with talent: creativity and entrepreneurship at the heart of the city”
—————————–
19/05 – 12h30
Release of the second number of the Mateus DOC on the theme of “Risk” and presentation of the next editions of the Programme by Eduardo Oliveira Fernandes and Jorge Vasconcelos.