- Mateus DOC em Guimarães
Sessão conta com António M. Cunha, Pier Luigi Sacco, José Tavares e Ragnar Siil
O Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, no campus de Couros, em Guimarães, recebeu quinta-feira, dia 23, às 18h00, a apresentação pública da nova edição do programa Mateus DOC, destinado a investigadores de doutoramento e pós-doutoramento. A sessão inclui a apresentação dos eventos futuros Mateus DOC e projetos de arte digital.
A iniciativa foi promovida pelo Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM) e conta com a presença de António M. Cunha, reitor da Universidade do Minho e presidente do IICM; Pier Luigi Sacco, professor de Economia da Cultura da Universidade de Veneza; e Ragnar Siil, presidente do grupo de trabalho da União Europeia para as Indústrias Culturais e Criativas e José Tavares, professor de economia na Universidade Nova de Lisboa.
O Mateus DOC é um programa para jovens investigadores de todas as áreas científicas que visa estimular o diálogo interdisciplinar, confrontando-os com temas atuais e de interesse geral. Pretende-se habituar os participantes a encararem os seus temas de reflexão e investigação numa perspetiva alargada que inclua sistematicamente pontos de vista exteriores à sua área científica, enriquecendo o trabalho com novas associações de método ou de conteúdo, abrindo horizontes culturais e ajudando a melhor posicionar cultural e socialmente o percurso de cada um. As edições Mateus DOC têm lugar na Casa de Mateus, em Vila Real, um espaço adequado ao contexto de reflexão e de tertúlia.